terça-feira, 28 de agosto de 2007

Sandro Brincher "Breve introdução às literaturas africanas de Língua Portuguesa"

Breve introdução às literaturas africanas de Língua Portuguesa

No próximo sábado, dia 01 de setembro de 2007, darei uma singela palestra intitulada Breve introdução às literaturas africanas de Língua Portuguesa. A idéia é oferecer aos leigos no assunto um panorama geral dessas literaturas, quando começaram, quais foram as condições nas quais se produziram, quais os nomes que se destacaram ao longo de sua história e quais a situação atual dessas produções literárias em termos de público e de crítica. O início está programado para as 14h00 e a duração prevista é de uma hora, com cerca de 30 minutos no final para questões, comentários ou retificações.
A palestra é parte integrante das atividades extra-classe do Cursinho pré-vestibular comunitário que o PET Letras UFSC promove desde 2006. Em 2007, o PET Letras UFSC conseguiu aprovar o projeto do cursinho a partir do edital do PIC [Projetos Inovadores de Curso], promovido pela SECAD/MEC, que prevê ações de apoio financeiro à implantação, acompanhamento e avaliação de projetos para a promoção de reforço ao desempenho no ensino médio e do acesso à educação superior dos afro-brasileiros, indígenas e população carente em geral.
Além da verba da SECAD, o projeto conta com apoio da Associação Ecológica e Cultural Paulo Freire, da Associação de Mulheres Negras Antonieta de Barros, do Departamento de Arquitetura e Urbanismo (UFSC) e do Centro de Comunicação e Expressão (UFSC) .


Resumindo
:
Palestra: Breve introdução às literaturas africanas de Língua Portuguesa
Palestrante: Sandro Brincher [PET Letras UFSC]
Data e local: dia 01/set/2007, 14h00, sala 2 do prédio da Arquitetura da UFSC.
Realização: Cursinho pré-vestibular comunitário PET Letras UFSC [www.petletras.ufsc.br]

Apoio:
Associação Ecológica e Cultural Paulo Freire
Associação de Mulheres Negras Antonieta de Barros

Departamento de Arquitetura e Urbanismo (UFSC)
Centro de Comunicação e Expressão (UFSC)

5 comentários:

Arie disse...

Grande Sandro! Parabéns pela iniciativa. Conhecer a cultura africana é algo bem interessante. Se quiser, posso contribuir com algumas músicas africanas em português. aPETece? :-)

Marco Aurélio disse...

sandro,
quanto mais te conheço, mais me surpreendo. parabéns pelas tuas iniciativas literárias e musicais.
saibas que te considero uma pessoa com uma imensa responsabilidade social e cultural.
um dia espero poder trocar mais figurinhas contigo. um abraço,

marco.

Anônimo disse...

Cara, está faltando Derrida e Deleuze neste teu site. Um erro imperdoável.

Seguinte, tentarei aparecer lá na palestra. Estarei sempre balançando a cabeça positivamente, para dar segurança. Mas tens que citar mais coisas boas... Foucault, Barthes, Lacan e outros dos nossos queridos franceses.

Abraço.

Senhor B disse...

Obrigado a todos os que compareceram à palestra. Foi uma experiência muito boa e que serviu para me dar mais segurança para o evento de dezembro, sobre o qual escreverei algo em breve.
Abraço a tod@s.

Wanasema disse...

Oi, Sandro!
Parabéns pela iniciativa do seu blog. Também tenho um blog - http://ricardoriso.blogspot.com
Neste espaço pretendo divulgar as literaturas africanas de língua portuguesa, minha paixão e área que pretendo fazer minha especialização.
Quando puder, faça uma visita ao meu blog. Já escrevi sobre Arlindo Barbeitos, Ovídio Martins, os pintores Malangatana Valente e Kiki Lima...
Ah! Sobre o Craveirinha, apresentarei na UFRJ em novembro uma comunicação que falará das obras dele e do Malangatana no período da guerra colonial.
Um abraço,
Ricardo Riso