segunda-feira, 21 de abril de 2008

Kizomba em Criciúma!

Notícia quase um mês atrasada, mas vamos lá.
Estive em Criciúma no dia 17 de abril de 2008 para uma oficina de capacitação para o corpo docente da rede municipal de educação daquele município. A atividade foi promovida pela Associação de Educação Ecológica e Cultural Paulo Freire em parceria com a Secretaria Municipal de Educação da Prefeitura de Criciúma, ali representadas pelas professoras Iolanda, Jadna, Gisele e Geórgia. O objetivo dessas oficinas era construir com educadores e educadoras da rede municipal algumas propostas de ação pedagógica na sala de aula acerca da Lei 10.639/03.
Minha oficina foi intitulada "Literaturas Africanas na sala de aula: propostas metodológicas". O objetivo era construir junto com as professoras participantes [é, nenhum professor participou] algumas propostas para se trabalhar tais literaturas em sala de aula, inserindo-as nos conteúdos básicos de suas respectivas disciplinas. Participaram professoras de Língua Portuguesa, Língua Inglesa, História, Ensino Religioso e até Matemática.
O resultado final não foi, para mim, o melhor possível, pois tivemos alguns problemas com a Dona Tecnologia [um pen-drive manhoso], mas a semente foi plantada e as participantes pareceram satisfeitas e principalmente interessadas em levar isso adiante.

Agradeço a tod@s que fizeram este evento possível: organizadores, instituições, oficineiros e participantes. Aproveito para parabenizar a profª Marta Lobo, da diretoria da ASEEC Paulo Freire, por sua recente indicação à Coordenadoria Municipal de Políticas Públicas para a Promoção de Igualdade Racial, órgão vinculado ao gabinete do executivo municipal e que muito servirá aos propósitos de divulgação e implementação de políticas públicas que contemplem, entre outros tópicos, as literaturas africanas.

0 comentários: